segunda-feira, 23 de junho de 2008

Cérebros digitais e formas de navegar na web 3.0

Junho 18, 2008 de Gil Giardelli & Humanidade 4.0

No caos digital 2.0, 3.0, 4.0 whatever.0, novas ferramentas de busca repensam a forma de pesquisa no mundo.com! Bem vindos a tão prometida web semântica!

Em Kartoo você é um velejador moderno a procura de informação refinada, ou o cérebro digital do Webbrain, a palavra “casa” o verbo casar ou casa para morar? E o LLorcs que supõem revolucionar sua vida!

Experimenta, talvez você mude Será que uma dessas três startups serão a nova sensação digital?

sábado, 21 de junho de 2008

CNPq lança nova versão da Plataforma Lattes

Notícia na sala de imprensa do CNPq 20/06/2008

Facilidade no preenchimento, na recuperação de dados de publicações e citações de artigos, além de versão em inglês para a entrada e recuperação dos currículos são algumas das novidades que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) vai incorporar na Plataforma Lattes. A nova versão será lançada, no dia 25 de junho (quarta-feira), em conjunto com a Editora Elsevier, e contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

Um acordo firmado entre o CNPq e a Elsevier permitirá à Plataforma Lattes o acesso às citações dos artigos registrados pelos pesquisadores no Lattes nos mais de 16 mil periódicos científicos que compõem a base Scopus, a mais extensa base de abstracts e citações de literatura científica. O novo sistema permitirá a recuperação do número de citações dos artigos registrados no Lattes e exibi-lo ao lado da referência do artigo, juntamente com link para acesso aos artigos que o citaram na Scopus.

Leia mais aqui

sábado, 7 de junho de 2008

Criada a AGITEC na UFPR

Portal UFPR 05/06/2008 14:24

Englobando o NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica, o Escritório de Transferência de Tecnologia (Portal de Relacionamento) e o NEMPS – Núcleo de Empreendedorismo e Projetos Multidisciplinares – Incubadora Tecnológica, foi aprovada pelo COPLAD – Conselho de Planejamento e Administração da UFPR, a criação da AGITEC – Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Paraná.

Vinculada diretamente ao Gabinete da Reitoria, a nova agência terá como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento científico-tecnológico da sociedade brasileira, ao promover a aproximação entre a academia e a sociedade civil, facilitando a aplicação prática da produção científica e transformando a renda obtida com essas tecnologias em novas pesquisas e benefícios sociais. “O que o governo vem buscando fazer é unir as academias e institutos de pesquisa ao setor produtivo”, comenta a pró-reitora de Pesquisa e Pós- Graduação, Maria Consuelo Andrade Marques. “A Corea é um exemplo de onde isso já foi priorizado e os resultados foram marcantes. No Brasil essa aproximação foi incentivada pelas exigências trazidas pela Política Industrial de Tecnologia e de Comércio Exterior desde o ano de 2004.”

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana

Não lembro de termos falado da RITLA. Entre outras ações a RITLA lançou juntamente com o Instituto Sangari e o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça o "Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008". O site tem muitos artigos interessantes nos temas prioritários (ver abaixo) e permite comentários. Tem muita notícia.

http://www.ritla.net

A Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA) é um organismo internacional, de caráter inter-governamental, que reúne os países latino-americanos integrantes do SELA (Sistema Econômico Latino-Americano). Sua missão é fortalecer a cooperação regional, consolidar os mecanismos de colaboração e intercâmbio vinculados ao emprego das novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e debater os temas de sua área de competência na região e no mundo. Seus idiomas oficiais são português e espanhol. A Sede Executiva está localizada em Brasília.

CAMPOS PRIORITÁRIOS
  • Ciência e Tecnologia
  • Desigualdade digital
  • Educação
  • Juventude
  • Sociedade da Informação e do Conhecimento
  • Tecnologia da Informação e da Comunicação