segunda-feira, 17 de março de 2008

O que é Tecnologia?

Qual a sua relação com o conhecimento? E com a ciência? E com a produção de bens e serviços? A tecnologia pode ser considerada a ciência aplicada? O que é o desenvolvimento tecnológico?

6 comentários:

Marcus Garcia de Almeida disse...

Do grego "technologia" é o tratamento sistemático de uma arte. Conforme techne => arte, saber + -o- + -logia => campo de estudo ou disciplina acadêmica.

1 aplicação prática do conhecimento com foco em uma área particular, por exemplo: engenharia
2 capacidade de aplicar o conhecimento na prática, por exemplo: automóveis com tecnologia para economia de combustível. uma forma de realizar uma tarefa especialmente utilizando técnicas, processos ou conhecimentos: (novas tecnologias para armazenamento de informações)
3 aspectos especializados de um determinada área de concentração: tecnologia educacional

(http://mw1.merriam-webster.com/dictionary/technology)

Marcus Garcia de Almeida disse...

Qual a sua relação com o conhecimento?
É sua aplicação prática.

E com a ciência?
É sua dependente direta.

E com a produção de bens e serviços?
É sua geradora direta.

A tecnologia pode ser considerada a ciência aplicada?
A tecnologia depende da ciência para se consolidar. Sendo a Ciência Aplicada enquadrada como pesquisa experimental, a tecnologia, por pressuposto, não pode ser considerada Ciência Aplicada, pois a tecnologia não pode, a priori, admitir o empirismo, mas apenas a certeza.

O que é o desenvolvimento tecnológico?
O processo pelo qual a ciência se desenvolve, com seu caráter cumulativo, portanto histórico, constitui os fundamentos para a reconstrução de métodos, técnicas e processos que levam ao mundo real os avanços necessários à consolidação e/ou aprimoramento das tecnologias em uso.

Maira Murrieta Costa disse...

De acordo com Chauí (2003, p.222) tecnologia é "um saber teórico que se aplica praticamente".

Maira Murrieta Costa disse...

1) Qual a relação da tecnologia com o conhecimento?
A tecnologia pressupõe um conhecimento. É a aplicação do conhecimento.

Comentário feito sobre o assunto por Chauí (2003, p. 223) “Um relógio de sol é um objeto técnico que serve para marcar as horas seguindo o movimento solar no céu. Um cronômetro, porém, é um objeto tecnológico; por um lado, sua construção pressupõe conhecimentos teóricos sobre as leis do movimento (as leis do pendulo) e, por outro, seu uso altera a percepção empírica e comum dos objetos, pois serve para medir aquilo que nossa percepção não consegue perceber. (...) Em outras palavras, um objeto é tecnológico quando sua construção pressupõe um saber científico e quando seu uso interfere nos resultados da pesquisas científicas. A ciência moderna tornou-se inseparável da tecnologia.”


2) Qual a relação com a ciência?
Conforme comentado por Chauí, a tecnologia pressupõe um saber cientifico.

3) E com a produção de bens e serviços?
Como dito anteriormente, a tecnologia pressupõe um saber científico. A ciência construtivista, por sua vez, trouxe para a sociedade as naves espaciais, o forno de microondas, o telefone celular, objetos plásticos descartáveis (garrafa pet), remédios, cirurgias, meios de transportes, cura para doenças que antes eram inimagináveis. Isso representou uma aproximação entre a ciência e a sociedade.

4) A tecnologia pode ser considerada aplicada?
Diante do exposto no item 3, considero a tecnologia uma ciência aplicada.

5) O que é desenvolvimento tecnológico?
Processo histórico relacionado às mudanças quanto às formas e conteúdos de apropriação econômica a das bases de conhecimento técnico/científico empregados na produção de bens e serviços; aumento da capacitação tecnológica e da capacidade inovativa; capacidade e potencial de difusão, absorção e de transferência de tecnologia; substituição de tecnologias por outras mais avançadas ou adequadas.

FONTE: GLOSSÁRIO. Disponível em www.gestaoct.org.br Acesso em 26 de março de 2008.

Roberto Amaral, ex Ministro da Ciência e Tecnologia, definiu de forma simples desenvolvimento tecnológico – “Desenvolvimento tecnológico, ou, o que é a mesma coisa, inovação continuada, é uma forma de expressão da ciência aplicada.”

FONTE: AMARAL, Roberto. Ciência e tecnologia: desenvolvimento e inclusão social. Brasília: UNESCO, Ministério da Ciência e Tecnologia, 2003. 128p.

Carlos Kuretzki disse...

Segundo a Encyclopaedia Britannica do Brasil, volume 15 (1994); Tecnologia é "o estudo das técnicas, isto é, da maneira correta de executar qualquer tarefa. Dotado da excepcional propriedade de coordenar os movimentos da mão com o cérebro e animado pelo espírito gregário que o fez organizar-se em sociedade, o homem superou todas as técnicas animais conhecidas".

Camila disse...

"É a tecnologia que explica de maneira completa, clara e ordenada, todos os trabalhos, assim como seus fundamentos e suas consequência." (Beckmann, 1777, apud Saul, 1988, p. 98)