terça-feira, 17 de março de 2009

Pesquisa e Desenvolvimento?

Pesquisa e desenvolvimento engloba a ciência e tecnologia?

6 comentários:

Unknown disse...

Entendo que a pesquisa e desenvolvimento se utilizam de conhecimentos da ciência e tecnologia para fins específicos. Quanto ao finalidade do P&D sempre há um ponto de partida e um objetivo, normalmente para fins comerciais, mesmo que a longo prazo, e mesmo quando não resultam em produtos ou serviços fornecem informações importantes para o sucesso de futuros projetos.
Eventualmente em projetos de P&D podem ocorrer descoberdas científicas, porém estas não eram o objetivo do projeto, portanto as vejo como casuais.
Já a Ciência entendo como a forma de produzir e “distribuir” conhecimento que nos proporciona visualizar o limite entre o conhecido e comprovado e o desconhecido ou especulado.
A tecnologia entendo como uma forma ordenada e pragmática de registrar este conhecimento (ou utilizar-se dele) para solução de problemas. Conceitos diferenciados da ciência são utilizados com fins diferenciados em diversas tecnologias. A tecnologia tem a característica da temporalidade, já a ciência tem a característica da comprovação, sendo que a mesma pode ter conceitos superados por novas descobertas científicas, porém não vejo temporaliddade como propriedade da ciência.
Concluíndo o raciocínio entendo que esta separação é conceitual, na prática os limites se misturam dependendo do formato ou da aplicação, até mesmo o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) mistura os conceitos em sua forma estrutural.
Espero ter contribuído,

Vanessa Zuanazzi

Laura Valente disse...

Não, P&D não engloba C&T. Conforme a leitura sugerida pelo professor Ricardo, tem-se no prefácio do livro Gestão da Tecnologia e Inovação - Uma Abordagem Prática, de João Roberto Loureiro de Mattos e Leonam dos Santos Guimarães, que entre as atividades desenvolvidas e ligadas ao processo da inovação estão, pesquisa, desenvolvimento, engenharia e gestão de projetos, a prática da docência e a de consultor técnico. Assim, P&D aparece mais como um desenvolvimento experimental, são ações mais amplas, além da ciência pura e aplicada. Acredito que diante da leitura pode-se dizer que a C&T que engloba P&D.

Ricardo Mendes Jr disse...

Seria interessante ver se há algum documento oficial do MCT com alguma definição para estes termos.

Laura Valente disse...

Professor Ricardo, acabei de inserir o link para acesso ao Manual de Oslo.
Atenciosamente,
laura valente

Unknown disse...

Considerando a questão proposta em sala de aula, considero que a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) está incluída na Ciência e Tecnologia (C&T). Conforme discutimos e de acordo com a UNESCO, "a ciência é o conjunto de conhecimentos organizados sobre os mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, obtidos através do estudo objetivo dos fenômenos empíricos"; enquanto a tecnologia é a aplicação de desses conhecimentos para gerar novos produtos e serviços. As atividades de P&D tem a finalidade de ampliar este estoque de conhecimento bem como buscar aplicações novas. Por meio das atividades de P&D é possível "gerar" C&T.
http://www.itsbrasil.org.br/modules.php?name=Conteudo&file=index&pa=showpage&pid=26

Unknown disse...

P&D engloba C&T, tendo em vista que P&D está inserida no contexto de C&T. Na minha compressão P&D é um processo de aprendizado, visando um aumento de conhecimento e o uso do mesmo. Através da leitura (Cap 1) salienta que pesquisa pura está perdendo terreno para pesquisa aplicada.Desta forma C&T deverá também esta próxima do setor produtivo.
Navegando pelo site do MCT abstrai que: este órgão é o responsável por ações e programas na área de C&T Inovação voltadas para o desenvolvimento e envolve não só instituições públicas de pesquisa, mas também a iniciativa privada. Referendando em seu Plano Ação 2007-2010 estimular as empresas a incorporam as atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação (P,D&I).