terça-feira, 9 de junho de 2009

Capes e Elsevier oferecem acesso livre a artigos brasileiros

Terça, 09 de Junho de 2009 10:37

Dentro de alguns meses, os artigos científicos escritos por pesquisadores brasileiros em periódicos da editora holandesa Elsevier poderão ser consultados livremente no mundo inteiro. Essa iniciativa é resultado de um acordo entre o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Elsevier.

Desde janeiro deste ano, quando um autor submete um manuscrito para publicação em um periódico da Elsevier, ele tem a opção de escolher se o artigo pode ou não ter seu acesso liberado. Para isso, é necessário que ele esteja afiliado a uma instituição de ensino e pesquisa brasileira e que tenha seu trabalho financiado com verbas públicas. Será a Capes quem vai indicar quais artigos ficarão disponíveis para consulta. A liberação acontecerá após um período, que varia conforme a área do conhecimento da pesquisa publicada.

Continue lendo...

Um comentário:

Gabriel Galvão disse...

Bela iniciativa da Capes e Elsevier.

É sempre válido ter artigos importantes e de conteúdo útil disponíveis, já que as revistas científicas que os publicam não estão à disposição de todos, enquanto na internet localiza-los é bem mais fácil.

Abraços e parabéns pelo blog!