sexta-feira, 5 de junho de 2009

Inovação aberta

O Open Innovation Center – Brasil (OIC) é uma iniciativa de Henry Chesbrough e empresas e instituições brasileiras para melhorar as práticas de inovação aberta no país.

A proposta do OIC é ser uma comunidade de prática que reúna os profissionais da inovação junto aos estudiosos da inovação aberta e seus temas correlatos, como propriedade intelectual, inteligência tecnológica e políticas públicas, entre muitos outros.

Por meio das ações do centro, experiências, idéias e ferramentas devem enriquecer o trabalho dos gestores e demais envolvidos em atividades de inovação, bem como deslanchar pesquisas acadêmicas de relevância internacional.

As reuniões dos grupos de trabalho do OIC ocorrem nas suas “sedes rotativas”: empresas, universidades e órgãos públicos participantes. Além disso, será fundamental para o funcionamento do centro o uso do ambiente virtual para colaboração e troca de conhecimentos, que está em construção.

O centro foi lançado no dia 28 de maio de 2009. A sua primeira reunião foi realizada pela Allagi e contou com a participação de cerca de 60 pessoas. Estavam representadas a Telefônica, Vivo, BNDES, Bradesco, Banco Itáu , Braskem, Rhodia, Fosfertil, Ibope, Elsevier, EMS, Nanotimize, FGV,USP,FEI, Uninove, Ilumin8, Sabesp, IBM, Johnson, Unipac, Allagi, Fapesp, governo de Minas Gerais, EMS, Opensis, Anpei, Época Negócios, Insper, SBGC.

O ponto de partida para a criação do centro foi o Open Innovation Seminar 2008. A idéia surgiu em conversas do professor Chesbrough (palestrante do evento) com empresas participantes sobre a realidade da inovação aberta no Brasil. Desde então, a idéia tem congregado interessados da iniciativa privada, da academia e da imprensa em torno de uma série de repositórios de conteúdo multimídia e de espaços de debate sobre inovação aberta.

Henry Chesbrough é o chairman do centro, que manterá estreita colaboração com os demais centros de open innovation do mundo.

leia mais em http://www.openinnovationseminar.com.br/

Nenhum comentário: