terça-feira, 22 de abril de 2008

O que é Ciência da Informação?

Campo que estuda a ação mediadora entre a informação e o conhecimento. Diferentemente a biblioteconomia olha, essencialmente, para um fluxo interno ao seu sistema.
(Barreto, in Starec, Gomes e Bezerra, 2006, p. 8).

5 comentários:

Maira Murrieta Costa disse...

"Disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que regem o fluxo informacional e os meios de processamento da informação para otimização do acesso e uso.
Está relacionada com um grupo de
conhecimento que abrange a origem,
coleta, organização, armazenamento,
recuperação, interpretação, transmissão, transformação e utilização da informação. Isto inclui a investigação, as representações da informação, tanto no sistema natural, como artificial, o uso de códigos para uma eficiente transmissão de mensagens e o estudo dos serviços e técnicas de processamento de informação e seus sistemas de programação. Trata-se de uma
ciência interdisciplinar derivada e
relacionada com vários campos como a matemática, a logística, a lingüística, a psicologia, a tecnologia computacional, as
operações de pesquisa, as artes gráficas, as comunicações, a biblioteconomia, a gestão e outros campos similares. Tem tanto um componente de ciência pura, que
indaga o assunto sem ter em conta a sua aplicação, como um componente de ciência aplicada, que desenvolve serviços e produtos. [...] a biblioteconomia e a documentação são aspectos aplicados da ciência da informação".

Fonte: BORKO, Harold. Information Science; what is this? American Documentation, v.19, n.1, p.3-5, 1968.

Maira Murrieta Costa disse...

“A CI é uma ciência social rigorosa que se apoia em uma tecnologia também rigorosa. Tem por objeto o estudo das propriedades gerais da informação (natureza, gênese, efeito),ou seja, mais precisamente:
- a análise dos processos de construção, comunicação e uso da informação,
- e a concepção dos produtos e sistemas que permitem sua construção, comunicação, armazenamento e uso” (LE COADIC, 1996, p. 26)

FONTE: LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

Aline disse...

"A ciência da informação é um campo dedicado à questões científicas e à prática profissional voltadas para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologia informacionais".

SARACEVIC,T. Ciêcia da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 41-62, jan./jn. 1996.

Andrea disse...

Segundo Isis Paim, os autores contemporâneos em CI têm-se preocupado com o desenvolvimento epistemológico da área, que julgam insatisfatório. Tradicionalmente, a CI tem importado conhecimento oriundo de outros campos do saber, principalmente da administração e da ciência da computação. Entretanto, como tem ocorrido a incorporação? Considerada interdisciplinar pelos teóricos, a CI, no entanto, não tem praticado a interdisciplinaridade, no sentido de não ocorrer fertilização mútua de saberes no processo de incorporação de conhecimento de outras áreas. O que acontece, na prática, é uma justaposição de conceitos das diversas disciplinas. A área de administração, por exemplo, vem, recentemente, discutindo a questão do conhecimento, destacando a importância do conhecimento tácito (...). Esta abordagem tem sido adotada de forma acrítica, ingênua, sem antes se questionarem suas implicações (aliás, como tem ocorrido, tradicionalmente, na área). Considere-se que a convergência de três acontecimentos - o fenômeno contemporâneo da informação, ou pelo menos a ênfase que se lhe atribui hoje; o avanço da tecnologia da informação; e o aumento exponencial da produção de conhecimento/informação, permeando todas as áreas - tenha gerado um caos, com o qual, nós, cientistas da informação, não estamos ainda sabendo conviver.

PAIM, Isis. Interdisciplinaridade na ciência da informação: início de um diálogo. Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v. 6, n. 1. 2001.

lopes domingos fernando disse...

o conceito da CI é vasta cada autor tem o seu conceito, divido a interdiciplinaridade da propria CI, onde teve como antecidentes ja escritos como pioneiros os engenheiros, bibliotecarios, quimicos, psiclogos, homens de negócio, entre outros. estes cientistas contribuiram com ideias para o surgimentos da CI, tendo contribuidp bastante para o que é CI nos dias de hoje.
lopes D. Fernando