Aplicação de princípios administrativos à aquisição, organização controle, disseminação e uso da informação. Para Davenporth (1994, p.84) gestão da informação é “o gerenciamento de todo o ambiente informacional de uma organização.” Tarapanoff (2006, p.22) comenta: “decorrente da biblioteconomia especializada e da ciência da informação, o principal objetivo da GI é identificar e potencializar recursos informacionais de uma organização ou empresa e sua capacidade de informação, ensinando-a a aprender e a adaptar-se a mudanças ambientais. De acordo com Choo (1998, p.24) a GI “é um conjunto de seis processos distintos e inter-relacionados”, quais sejam: • Identificação de necessidades informacionais • Aquisição de informação • Organização e armazenagem da informação • Desenvolvimento de produtos e serviços informacionais • Distribuição da informação • Uso da informação
Bibliografia Consultada: CHOO., Chun Wei . A organização do conhecimento :como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões . São Paulo: Senac, 2006. DAVENPORTH, Tomas H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994. TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT/UNESCO, 2006.
"A atividade de gestão pode ser considerada um conjunto de processos que englobam atividades de planejamento, organização, direção, distribuição e controle de recursos de qualquer natureza, visando à racionalização e à efetividade de determinado sistema, produto ou serviço".
MANUAL de gestão de serviços de informação. Curitiba : TECPAR/ Brasília : IBICT, 1997, citado por MARCHIORI, P.Z.A ciência e a gestão da informação: compatibilidades no espaço profissional. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 2, p. 72-79, maio/ago. 2002. Disponível via http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12910.pdf
Brito e Plonski (apud Jambeiro e Silva) listam as seguintes habilidades e competências requeridas pelo gestor da informação:
1. Conhecimento do ambiente de negócios da informação. 2. Capacidade de trabalhar em grupo. 3. Distinção e localização de informações relevantes e relevância nas informações. 4. Domínio na utilização de equipamentos eletrônicos e na operação de sistemas ou softwares específicos. 5. Conhecimento de base de dados. 6. Familiaridade na administração de info-business. 7. Embasamento teórico e prático sobre o funcionamento das organizações virtuais de informação. 8. Domínio da lógica dos sistemas de indexação e webfinders. 9. Excelência na comunicação oral e escrita. 10. Conhecimento de infra-estrutura e serviços de informação. 11. Ter flexibilidade e polivalência. 12. Atualização profissional constante. 13. Capacidade de entender e gerenciar episódios de diferentes naturezas e aplicações. 14. Habilidade na identificação de clientes e fornecedores. 15. Habilidade na identificação de parceiros.
JAMBEIRO, Othon; SILVA, Helena Pereira da. A informação e suas profissões: a sobrevivência ao alcance de todos. Data Grama Zero – Revista de Ciência da Informação, 5. 2004.
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Aplicação de princípios administrativos à aquisição, organização controle, disseminação e uso da informação.
Para Davenporth (1994, p.84) gestão da informação é “o gerenciamento de todo o ambiente informacional de uma organização.” Tarapanoff (2006, p.22) comenta: “decorrente da biblioteconomia especializada e da ciência da informação, o principal objetivo da GI é identificar e potencializar recursos informacionais de uma organização ou empresa e sua capacidade de informação, ensinando-a a aprender e a adaptar-se a mudanças ambientais.
De acordo com Choo (1998, p.24) a GI “é um conjunto de seis processos distintos e inter-relacionados”, quais sejam:
• Identificação de necessidades informacionais
• Aquisição de informação
• Organização e armazenagem da informação
• Desenvolvimento de produtos e serviços informacionais
• Distribuição da informação
• Uso da informação
Bibliografia Consultada:
CHOO., Chun Wei . A organização do conhecimento :como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões . São Paulo: Senac, 2006.
DAVENPORTH, Tomas H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT/UNESCO, 2006.
"A atividade de gestão pode ser considerada um conjunto
de processos que englobam atividades de planejamento,
organização, direção, distribuição e controle de recursos
de qualquer natureza, visando à racionalização e à
efetividade de determinado sistema, produto ou serviço".
MANUAL de gestão de serviços de informação. Curitiba : TECPAR/
Brasília : IBICT, 1997, citado por
MARCHIORI, P.Z.A ciência e a gestão da informação:
compatibilidades no espaço profissional. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 2, p. 72-79, maio/ago. 2002. Disponível via http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12910.pdf
Brito e Plonski (apud Jambeiro e Silva) listam as seguintes habilidades e competências requeridas pelo gestor da informação:
1. Conhecimento do ambiente de negócios da informação.
2. Capacidade de trabalhar em grupo.
3. Distinção e localização de informações relevantes e relevância nas informações.
4. Domínio na utilização de equipamentos eletrônicos e na operação de sistemas ou softwares específicos.
5. Conhecimento de base de dados.
6. Familiaridade na administração de info-business.
7. Embasamento teórico e prático sobre o funcionamento das organizações virtuais de informação.
8. Domínio da lógica dos sistemas de indexação e webfinders.
9. Excelência na comunicação oral e escrita.
10. Conhecimento de infra-estrutura e serviços de informação.
11. Ter flexibilidade e polivalência.
12. Atualização profissional constante.
13. Capacidade de entender e gerenciar episódios de diferentes naturezas e aplicações.
14. Habilidade na identificação de clientes e fornecedores.
15. Habilidade na identificação de parceiros.
JAMBEIRO, Othon; SILVA, Helena Pereira da. A informação e suas profissões: a sobrevivência ao alcance de todos. Data Grama Zero – Revista de Ciência da Informação, 5. 2004.
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